
Saia do pacato Centro de Itapoá e siga pela via que acompanha a praia no sentido sul. No caminho, você avistará o Farol do Pontal, com suas tradicionais listras brancas e vermelhas. Construído em 1948, a estrutura de oito metros foi edificada para guiar as embarcações que adentram a Baía da Babitonga.
Continue o percurso e perceba a mudança no cenário. A paisagem natural aos poucos se mistura com o enorme maquinário do porto e com o colorido dos contêineres. No local, há um píer para observar os equipamentos modernos e gigantes. Não deixe de visitar ainda a antiga figueira que dá nome à região.
Belo visual
Um dos visuais mais bonitos de Itapoá é a região de três pedras, na Praia de Itapema do Norte. É parte mais moderna do balneário. As três pedras formam uma bonita composição e, além de banhistas e pescadores, gaivotas escolhem o local para descansar e se alimentar.
Observação de pássaros
Itapoá recebe anualmente ornitólogos (pesquisadores de pássaros) e apaixonados por aves de diversas partes do mundo. Só na Reserva Volta Velha, principal ponto de observação de aves na região, foram catalogadas mais de 230 espécies, entre elas a maria-catarinense, pássaro-símbolo de Itapoá e que só vive nesta localidade. A reserva tem cem hectares de mata preservada e é particular, mas fica aberta o ano todo para visitação, com opções de hospedagens. Existem três trilhas para quem quer se aventurar pela mata, cada uma com duração e grau de dificuldade diferente. É possível concluir o percurso sozinho, mas é muito mais interessante ir com um guia. O português Beto Vieira vive em Itapoá há cinco anos. Foi ali que adquiriu o encanto pela fotografia e pelas aves. Ele acompanha grupos que desejam conhecer a região, conhece cada canto do local e possui gravados em um iPod mais de 500 sons para chamar os pássaros na reserva. Não esqueça o repelente e uma roupa leve, mas fechada: são muitos os pernilongos em meio à mata úmida e fechada.
Cidade jovem
Itapoá ainda está engatinhando no que diz respeito à infraestrutura para o turismo, pois a cidade tem apenas 23 anos – antes pertenceu a São Francisco do Sul e Garuva. De acordo com o secretário de Turismo, Meio Ambiente e Cultura, Conrado Schneider, há projetos para a revitalização da orla e para a instalação de chuveiros ecológicos já para a próxima temporada.
Por enquanto, é melhor ir preparado, levando de casa cadeira e guarda-sol, já que não existe serviço de locação. Não há quiosques na praia, mas em alguns pontos há lanchonetes e restaurantes à beira-mar. Também não há banheiros químicos, mas há muitos locais para deixar o carro bem próximo da areia, gratuitamente.
Como chegar
Para quem sai de Florianópolis, pegue a BR-101 no sentido norte por cerca de 200 quilômetros. Siga as placas Itapoá e ande pouco mais de 30 quilômetros pelas estradas SC-412 e SC-415. Dá para ir por Joinville ou São Francisco do Sul, via travessia de balsa.
Confira depoimentos de leitores que escolheram Itapoá:
"Águas limpas e quentes, uma maravilha. Faz seis anos que eu e minha família passamos férias em Itapoá." Eliza Mariussi Petrenco, de Tupãssi (PR).
"Sem dúvida, a melhor praia é Itapoá. Povo muito legal e hospitaleiro, ótima praia para banho e tranquila, além da facilidade de acesso." Rodrigo Munhoz, de Campo Alegre.
"Itapoá merece ser reconhecida por sua extensão e pela sua calmaria, com belas praias, todas com 100% de balneabilidade. Sem prédios na orla, o visual da praia fica muito mais claro." Rafael Aires, de Itapoá.
De Anelize Salvagni para o site do Jornal “A Notícia”, com adaptações do Diário de Itapoá, e foto de Alvarélio Kurossu, da Agência RBS.